Definição - Coopfisco - Bons Negócios, Confiabilidade e Mais Vantagens - (27)3200-3989
topo

Definição

E-mail Imprimir PDF
O cooperativismo é um movimento que busca constituir uma sociedade justa, livre e fraterna através de ações que atendam às necessidades reais dos cooperados. As organizações cooperativas têm em comum valores como a ajuda mútua, a solidariedade, democracia e participação. Tradicionalmente, os cooperados também acreditam em valores éticos de honestidade, responsabilidade social e preocupação com o semelhante.

É o método de ação pelo qual indivíduos com interesses comuns contribuem com uma cota de capital para a formação de um empreendimento. Neste, os direitos de todos são iguais e o resultado alcançado é repartido entre seus integrantes, na proporção de sua participação nas atividades da organização. São administradas pelos próprios cooperados, eleitos em assembléia geral. Se a organização é bem administrada, obtém uma receita maior do que as despesas e os rendimentos são divididos entre os sócios.

A cooperativa é uma das formas avançadas de organização da sociedade civil. Proporciona o desenvolvimento sócio-econômico aos seus integrantes e comunidade; resgata a cidadania através da participação, do exercício da democracia, da liberdade e autonomia, no processo de organização da economia e do trabalho.

 

 
Voce está aqui: Home Cooperativismo Definição