Princípio - Coopfisco - Bons Negócios, Confiabilidade e Mais Vantagens - (27)3200-3989
topo

Princípio

E-mail Imprimir PDF

  Adesão voluntária e livre

As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar os seus serviços e assumir as responsabilidades como membros, sem discriminação de sexo, ou de ordem social, política e religiosa.

  Gestão democrática pelos membros

As cooperativas são organizadas democráticas, controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulação de suas políticas e na tomada de decisões. Os indivíduos eleitos como representantes dos demais membros, são responsáveis perante estes.

  Participação econômica dos membros

Os sócios contribuem eqüitativamente para o capital das suas cooperativas e controlam esse capital democraticamente.

  Autonomia e independência

As cooperativas são organizadas autônomas e podem firmar acordos com outras organizações, incluindo instituições públicas, ou recorrerem ao capital externo, porém devem fazê-lo em condições que assegurem o controle democrático pelos seus membros, e mantenham a autonomia da cooperativa.

  Educação, formação e informação

As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros, os representantes eleitos e dos trabalhadores, de forma que estes possam contribuir eficazmente para o desenvolvimento de suas cooperativas. Informam ao público em geral, particularmente os jovens e os líderes de opinião, sobre a natureza e as vantagens da cooperação.

  Intercooperação

As cooperativas trabalham em conjunto, através de estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais aumentando a força do movimento cooperativo.

  Preocupação com a comunidade

As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades, através de políticas aprovadas pelos seus membros.

 

 
Voce está aqui: Home Cooperativismo Princípio